Judiciário independente! Democracia viva!, a faixa colocada no começo da tarde de ontem na sede da Justiça Federal de Santa Maria resume o sentimento de boa parte dos servidores e magistrados que fazem parte do Poder Judiciário local.
Juíza concede segunda liminar contra posse de Lula
Um grupo de mais de 30 servidores e cinco dos sete magistrados que integram a Justiça Federal local participaram de um ato público. O diretor local, o juiz Loraci Flores de Lima, fez questão de ressaltar que a atividade não tinha um cunho político, mas visa defender a independência da Justiça Federal e expressar apoio ao colega Sergio Moro, responsável pelos processos da Lava-Jato.
- Ontem (quarta) à noite, recebi o chamado da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e organizamos o ato - contou Loraci.
Ele, quatro colegas e servidores se reuniram para debater a situação atual do país. O juiz da 4ª Vara Federal, João Brito Osório, adotou um discurso mais incisivo de crítica ao governo federal:
- Não estamos fazendo uma defesa intransigente da pessoa do Sergio Moro, mas estamos vendo um ataque ao Judiciário sem precedentes. É uma fraude processual que a gente vê, vindo da autoridade máxima do país.
E foi além:
- Como qualquer cidadão brasileiro, estamos ofendidos com essa situação. Não podemos ficar alheios em nossos gabinetes.
Vídeo: lojas fecham em Santa Maria, e protesto toma conta do Centro
As colocações do magistrado provocaram a manifestação da colega Andreia Momolli, que deixou claro que não se manifestava sobre os casos em andamento e que o ato não tinha cunho político. Apenas defendia a Justiça Federal independente e que sempre priorize o aspecto legal dos fatos.
A maioria dos servidores estava vestida de preto. Em seus discursos, demonstraram indignação com a situação política nacional. Após a ação, o trabalho foi retomado normalmente.
"